Português

Macuco: Gmail Client App

Logo do Macuco

Olá internet!

No post passado, eu falei sobre o cliente de gmail para Maemo que eu estava fazendo. Pois bem, agora este programa tem nome, e se chama Macuco. Esse desenho aí do lado é o ícone legal que a minha esposa desenhou para mim🙂

Além do nome e logo, o Macuco agora cresceu e tem mais funcionalidades, agora ele suporta cookies, tem uma animação de loading, e trata erros de conexão, mostrando uma janelinha de erro e retry.

Tela de erro de conexão do Macuco
Tela de erro de conexão do Macuco

A única dificuldade que tive nesta tela, foi que eu não estou usando um GraphicsView para poder colocar efeitos nos widgets, então para criar essa layer transparente aí, eu estou chamando um método muito útil: o evaluateJavascript() da classe QWebFrame, que permite que eu execute javascripts arbitrários dentro do contexto da página que o webview está mostrando. Neste caso, eu crio um novo nó DOM, seto ele para ser uma DIV e então aplico um CSS de opacidade (CSS3 rules by the way).

Outra coisa que fiz no programa é fazer seu empacotamento para Maemo. É bem chato seguir todas aquelas regras de empacotamento do debian, principalmente para um desenvolvedor Rails acostumado com conceitos KISS como eu, mas depois de algum tempo lendo documentação e tentativas  e erros, acabei conseguindo gerar o bendito .deb para instalar no Maemo. Agora só falta submitar o pacote para o repositório Extras do Maemo.org!

A propósito, quem tiver um N8x0 rodando o Diablo e quiser testar o Macuco, aí está o .deb: http://rapidshare.com/files/262956299/macuco_0.1-1_armel.deb

Eu prometo de dedos cruzados que ele não formatar seu dispositivo, fazê-lo explodir, ou matar suas crianças. Duvida? O código está publicado aqui: http://github.com/puelocesar/Macuco/tree/master

Meu objetivo inicial foi atingido, que era de acessar o gmail de uma forma rápida e eficiente. Mas agora estou com planos maiores para o Macuco, talvez ele cresça e vire um pequeno browser, quem sabe?

9 comentários em “Macuco: Gmail Client App

  1. Olá Paulo César!

    Comprei recentemente um Nokia 810 e seu aplicativo parece ser realmente interessante. Consegui achar o arquivo de instalação no extra-devil e consegui instalar com exito! Porém o ícone para acessar o programa não fica visível em nenhuma pasta. Apesar de aparecer na lista de programas instalados. Estou usando o OS2008 versão 5. É a versão que veio com o aparelho.

    Você tem alguma dica de como posso acessar o programa uma vez que o ícone não é instalado automaticamente?

    Grande abraço!

    1. Que estranho cara! Então, era para aparecer no final do Extras. Bom, mas já que o ícone não está aparecendo, você pode abrir o terminal (Utilitários -> Terminal), digitar “macuco” e dar enter.

      Até mais

      1. instalei o macuco pois achei a ideia ótima!
        mas tive o mesmo problema do Rafael acima, que não achou o ícone do macuco…
        fiz o que vc pediu sobre o terminal… abriu tudo certo… só que ele encolhe a gmail para o canto da tela! heheh
        alguma dica?! abraço!

      2. Eae cara! Então, parece que deu algum problema no build system do maemo, porque quando eu instalei o deb que eu gerei, funcionou tudo de boa, mas agora que eu atualizei pelo extras-devel, sumiu o ícone mesmo. Vou dar um jeito de ver como arrumar.

        Só que esse problema de sumir para o canto eu não entendi como é, tem como explicar melhor?

      3. é como se a tela não se adaptasse à largura total do n800… não sei dizer se é isso, mas parece que ela ocupa apenas a parte da tela que se relaciona com a resolução da tela do iphone quando na posição vertical… então o painel do gmail ocupa apenas a metade da tela do n800, embora as outras coisa (agenda, reader) fiquem normal…
        abraço!

Deixe uma resposta

